• CEPC

2ª Edição da Feira INCITE foi um sucesso

Filtro ecológico, peneira automatizada, mini refrigerador, bicicleta que gera energia, alternativas para redução de desperdícios de alimentos. Estes foram alguns dos projetos apresentados na II Feira de Inovação, Ciências e Tecnologia – II INCITE – do Colégio Estadual Pedro Calmon, nos dias 20 e 21 de novembro de 2018. Os estudantes da escola apresentaram um total de 20 experimentos e pesquisas envolvendo conceitos de diversas áreas do conhecimento.



As vivências cotidianas também influenciaram a criação e desenvolvimento de projetos. Motivados pela reforma que está sendo realizada no Colégio, os alunos de uma das turmas desenvolveram o trabalho “VALORIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO NA ESCOLA”. Além de pesquisa entre os estudantes do CEPC sobre a temática, os alunos fizeram levantamento de bens danificados e elaboraram campanha de conscientização através de vídeo e elaboração de placas que foram fixadas pelo colégio.

Em outros projetos, temáticas relacionadas à sustentabilidade e à conservação do meio ambiente foram abordadas, como o projeto “AS SACOLAS PLÁSTICAS DE CADA DIA”. Nesta pesquisa, os alunos realizaram um levantamento da quantidade de sacolas plásticas distribuídas mensalmente nos principais supermercados da cidade de Amargosa, além de realizarem uma campanha de conscientização para o uso de alternativas às sacolas plásticas.

Problemas vivenciados no trânsito da cidade também foram abordados. O projeto “MAPEAMENTO DOS REDUTORES DE VELOCIDADE DE AMARGOSA” realizou levantamento e análise de centenas de redutores de velocidade instalados na cidade de acordo com a legislação vigente. Já o projeto “COMPORTAMENTO DAS PESSOAS NO TRÂNSITO DE AMARGOSA” investigou as irregularidades no trânsito da cidade e promoveu uma reflexão sobre a importância do cumprimento da legislação de trânsito.

Estudantes criam maquete demonstrando os redutores da cidade de Amargosa.

Em um outro projeto, os alunos também realizaram trabalho de investigação em alguns bairros da área urbana de Amargosa, analisando aspectos socioambientais que interferem na qualidade de vida dos moradores das localidades e propondo alternativas. O documento será entregue aos setores responsáveis da Prefeitura Municipal, objetivando soluções para os problemas apresentados.

Uma das turmas realizou uma pesquisa sobre a saúde auditiva dos alunos, focando principalmente no uso frequente de fones de ouvido. Neste projeto, intitulado “O USO EXCESSIVO DO FONE DE OUVIDO: SAÚDE E APRENDIZAGEM”, foi disponibilizado uma sala para realização do exame de audiometria, para os visitantes da feira. Os exames foram acompanhados pela Fonoaudióloga Lucineide Brito da Clínica Viver Bem.

Circuito Super Mario cpnstruído pelos estudantes.

Um dos projetos mais comentados foi “A INFLUÊNCIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA CONTEMPORANEIDADE ”. Nesta pesquisa, os estudantes construíram um circuito com obstáculos e objetivos simulando o Jogo do Mário, que ficou disponível para visitação e prática durante o evento.

Todos os projetos apresentados foram desenvolvidos pelos alunos sob a supervisão e orientação dos professores do CEPC e serão avaliados de acordo com os critérios para submissão na Feira de Ciências da Bahia – FECIBA, em Salvador.

O evento ainda contou com apresentações culturais: Larissa e Banda (formado por alunos do CEPC), Grupo de dança Boneca Preta (formado por alunas do CEPC), Soraia e Val, Tony Sales e Pacheco e convidados.

Além disso, o Professor Glênon Dutra da UFRB, coordenador do projeto Astronomia no Recôncavo Baiano, disponibilizou painéis explicativos sobre astronomia e 2 telescópios para observação dos astros.

A II Feira de Inovação, Ciências e Tecnologia do CEPC foi apoiada pela Prefeitura Municipal de Amargosa, pela Cooama, pelo programa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia: Ciências na Escola, e pela Fox Arts.


Mais informações sobre a segunda edição da Feira INCITE clique aqui.

59 visualizações

CEPC 2018

SITE MANTIDO PELO CORPO DOCENTE DA ESCOLA

  • w-facebook
  • Instagram - White Circle
  • w-googleplus
  • w-youtube