• CEPC

CEPC É UM DOS VENCEDORES DO PRÊMIO CRIATIVOS DA ESCOLA COM O PROJETO PAPER CLEAN



O Colégio Estadual Pedro Calmon foi um dos vencedores do concurso nacional Criativos da Escola Desafio 2020. Os estudantes Valmir Filho, Klayveer Silva e Franciele Sampaio desenvolveram o projeto intitulado Paper Clean que venceu o desafio na categoria Qualidade de Vida. O projeto foi orientado pelos professores Isaías Lima (Física), Fábio Argolo (Química) e Murilo de Oliveira (Ed. Física).


O projeto consiste no desenvolvimento de uma câmara para desinfecção de papéis utilizando radiação ultravioleta banda C. Com a possibilidade de retorno das aulas presenciais durante a pandemia, a ideia surgiu a partir da identificação de que o compartilhamento de materiais, como papéis, apresentam potencial de contágio de doenças infectocontagiosas, como a Covid19, por exemplo.


“Participar de um projeto como esse é um incentivo aos estudos, pois traz o interesse de colocar os conhecimentos adquiridos em prática, como os de robótica, programação, eletrônica, entre outros, que poucas escolas ensinam”. Valmir Filho - Estudante do 2º ano

“Esse é um feito importante para o CEPC, pois nos coloca no patamar das melhores escolas do país que desenvolvem projetos com os estudantes. É importante ressaltar que, desde 2017 quando iniciamos a Feira de Ciências do CEPC (INCITE), trabalhamos com robótica e programação” afirma o professor Fábio Argolo.


O desenvolvimento de projetos como esse é importante, pois “desenvolver a autonomia dos estudantes é um aspecto fundamental do processo de ensino e aprendizagem. Pensar sobre e buscar soluções para problemas que impactam diretamente nossas vidas não somente motiva o estudo como também dá ao aluno a possibilidade de se perceber como ser social que também tem responsabilidade pela própria formação”, explica o professor Murilo de Oliveira.

“Acredito que esse projeto vai nos ajudar a uma volta às aulas com mais segurança, pois no período em que estamos vivendo, essa é a principal coisa que devemos priorizar” Franciele Sampaio – Estudante do 2º ano

O desafio Criativos da Escola acontece desde 2015 e, este ano, devido à pandemia, aconteceu de forma virtual. Na edição de 2020, concorreram centenas de escolas de cerca de 200 cidades envolvendo mais de 2000 estudantes de todo o Brasil e apenas 50 grupos foram finalistas nas 5 áreas determinadas pela organização do concurso. O desafio tem como objetivo encorajar crianças e jovens de todo o Brasil a transformarem suas realidades. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais dessa ação que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.


A iniciativa faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.


"Fazer parte desse projeto é um orgulho para mim. Conseguir fazer com que os estudos, as fórmulas e as questões adquiridas em aula sejam colocadas em prática é gratificante e animador." Klayveer Silva - Estudante do 2º ano

As equipes vencedoras receberão um prêmio de R$ 2 mil para investir no próprio projeto, que seguirá em desenvolvimento em 2021. Além disso, os professores e estudantes selecionados se tornarão embaixadores e embaixadoras do Criativos da Escola.


Apenas 6 escolas da Bahia foram premiadas na Edição 2020 e o CEPC é uma delas!


Parabéns para nossos estudantes e nossos professores que, mesmo com a pandemia, mesmo com as inesperadas férias e toda a dificuldade de trabalhar de maneira remota, não pararam as atividades e continuaram com o desenvolvimento desse e de outros projetos.


A lista com todos os projetos premiados pode ser vista clicando aqui.



73 visualizações0 comentário