• CEPC

CEPC organizará primeiro campeonato de eSports em escolas públicas da região





O Colégio Estadual Pedro Calmon, em Amargosa, está organizando o primeiro campeonato de eSports onde os estudantes terão a oportunidade de conhecer e vivenciar um torneio de esportes eletrônicos. Os eSports são competições de jogos eletrônicos como Fifa, League of Legends, Counter Strike, entre outros. Muita gente leva a sério e faz desses jogos não só diversão, mas uma profissão (muito rentável!).


Existem muitas ligas profissionais no mundo e o Brasil não está de fora. No sul e sudeste, há ligas universitárias com premiações importantes. Essa realidade também chegou nas escolas e muitas delas já possuem times que representam a escola nas competições regionais e nacionais. Como essa tendência já é realidade em muitas escolas particulares, os professores Murilo, Glauco e Fábio buscaram organizar o primeiro torneio no CEPC que acontecerá na semana do estudante, em agosto.


Para o professor Murilo, que leciona as disciplinas Educação Física e Práticas Desportivas, o eSport “assim como os chamados ‘esportes tradicionais’, exige de seus praticantes dedicação, estudo, treinamento, desenvolvimento de capacidade de trabalho em equipe, comunicação e muito foco e concentração. Com exceção do uso de força física bruta (o que não quer dizer que não haja esforço físico no eSport), que é algo mais presente no esporte tradicional, todos os demais aspectos que compõem o eSport nos permitem caracterizar esta manifestação como um esporte, algo que inclusive já se encontra em processo de reconhecimento pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que já teve o eSport como modalidade de exibição durante os Jogos Asiáticos de 2018”.


O evento contará com o apoio fundamental da Arena, pois a infraestrutura mínima necessária não é atendida pelo CEPC. “Infelizmente essa é uma realidade das escolas públicas brasileiras. A Arena está apoiando o evento cedendo equipamento à escola durante todo o torneio.” comentou o empresário Marquinhos. Além dos equipamentos, a Arena também contribui significativamente com a organização devido ao know-how desenvolvido durante anos de atuação como a principal LAN House na cidade de Amargosa.


Para essa primeira edição do ePedro, o torneio contará com duas modalidades: Fifa e Just Dance. “A ideia é que o torneio seja inclusivo e acreditamos que essas duas modalidades possam atrair alunos e alunas”, ressalta o professor Glauco, que também leciona Educação Física e Práticas Desportivas.


As questões pedagógicas não ficaram de fora! O e-Pedro também conta com um regulamento que leva em consideração a atuação dos estudantes nas disciplinas regulares do ensino médio. “Isso sem contar com os conteúdos que são trabalhados de forma lúdica nessas ações. Os games ajudam muito em determinadas disciplinas como Língua Inglesa, por exemplo, pois contam com inúmeros termos em inglês. Além disso, muito conteúdo é aproveitado nas disciplinas de Educação Física, Práticas Desportivas e Iniciação Científica” informa o professor Fábio, que leciona Química e Iniciação Científica.


Para mais informações sobre o torneio e-Pedro acesse aqui.

129 visualizações

CEPC 2018

SITE MANTIDO PELO CORPO DOCENTE DA ESCOLA

  • w-facebook
  • Instagram - White Circle
  • w-googleplus
  • w-youtube