• CEPC

Conservar é preciso!!! Projeto de conscientização para preservação do patrimônio escolar.


Placas informativas construídas pelos estudantes

Motivados pela reforma que está ocorrendo no CEPC, os alunos do 1 ano B, matutino, decidiram desenvolver seu projeto para a II INCITE com a temática voltada para a valorização e conservação do patrimônio na escola.

A turma tinha como objetivo verificar qual o nível de entendimento dos alunos sobre o tema e, a partir do levantamento dos bens danificados da escola, propor uma reflexão sobre a necessidade de preservação do patrimônio.

Estudantes que desenvolveram o projeto

153 estudantes responderam ao questionário online. Desses, mais de 90% afirmaram saber que depredar o patrimônio é crime, mas quase 70% não sabiam qual a punição para a infração. Além disso, quase 80% dos entrevistados informaram já ter visto algum bem sendo destruído, porém cerca de 87% não denunciaram, seja “por medo”, por ser “amigo” ou, até mesmo, por “não saber onde denunciar”. Aproximadamente 90% dos informantes disseram já ter sofrido alguma consequência do patrimônio destruído, sendo que entre elas estão as apresentadas no gráfico abaixo:


A partir do levantamento dos bens danificados na escola, a turma fez uma estimativa para poder exemplificar o desperdício de recurso público, que pode ser verificada na planilha abaixo.

Levantamento dos bens danificados.

Diante da realidade encontrada a partir da aplicação do questionário e do levantamento dos bens danificados, a turma elaborou um vídeo e placas buscando promover a reflexão e a conscientização sobre a necessidade de conservar um espaço que é de todos nós.



Para mais informações sobre a 2ª edição da Feira INCITE clique aqui.

268 visualizações

CEPC 2018

SITE MANTIDO PELO CORPO DOCENTE DA ESCOLA

  • w-facebook
  • Instagram - White Circle
  • w-googleplus
  • w-youtube