top of page
  • CEPC

De Amargosa para o mundo!

Estudantes do Colégio Estadual Pedro Calmon, em Amargosa, recebem o prêmio de Menção Honrosa no evento internacional NASA Space Apps Challenge


Fonte: https://2022.spaceappschallenge.org/challenges/2022-challenges/on-the-way-to-the-sun/teams/ssf/project (Acesso em: 26 dez 2022).


A Equipe SSF, composta pelos estudantes Esdras Almeida, Júlia da Silva, Otávio Souza e Paula Santos e orientada pelo professor Dr. Fábio Argolo, campeã da etapa Salvador no dia 04 de outubro de 2022, ganhou o prêmio de Menção Honrosa na etapa mundial. Foram centenas de equipes participantes de mais de 100 países. Dentre elas, apenas 4 equipes brasileiras foram indicadas para a menção honrosa e a Equipe SSF do Colégio Estadual Pedro Calmon (CEPC) é uma delas.


Essa é uma conquista importante para os estudantes do CEPC, pois foi a primeira escola de ensino médio do Brasil a participar deste desafio, disputando com equipes de estudantes de diversas universidades, como a UFBA, por exemplo. Na etapa de Salvador, em outubro do ano passado, 3 equipes foram finalistas.


Para o professor Fábio Argolo, “O evento representou uma experiência única e uma conquista significativa para nossos estudantes e para a nossa escola. Concorremos com projetos de equipes de universidades e conseguimos mostrar que a escola pública também é lugar de inovação, criatividade e desenvolvimento. Conquistar o 1º e o 3º lugares na etapa de Salvador e ser indicado para Menção Honrosa na fase final mundial é a comprovação de que os nossos alunos só precisam de oportunidade e apoio para ir além”.


Em maio de 2022, o CEPC sediou o primeiro evento Hack at Schools realizado em uma escola pública de ensino médio no Brasil. Foi uma aventura inédita e significativa para toda a comunidade escolar, em que os estudantes participantes e seus orientadores buscaram soluções para questões relacionadas ao planeta Terra e à exploração espacial.



Nesse evento, a equipe vencedora, orientada pelo professor Otávio Augusto Melo, era formada pelos alunos Anna Beatriz Cruz, Emelly Souza, Israel Bispo e participou do desafio Terra e desenvolveu um projeto voltado para a redução da poluição do ar. Em segundo lugar, a equipe orientada pelo professor Fábio Argolo, composta pelos estudantes Gilberto Neto, Isabela Santos, Karen Brenda Camilo e Rikelme Souza, fez parte do desafio Espaço e elaborou um projeto de viagem a Marte. No terceiro lugar, a equipe também orientada pelo professor Fábio Argolo, formada pelos estudantes Esdras de Almeida, Júlia Victória Silva, Otávio Augusto Souza e Paula de Jesus, participou do desafio Terra com um projeto elaborado com foco na diminuição da emissão de gases poluentes e produção de fertilizantes a partir de resíduos.

Leia mais em: https://www.correio24horas.com.br/.../hack-at-schools.../



No início de outubro, no NASA Space Apps Challenge Salvador 2022, a Equipe SSF conquistou o 1º lugar e a Equipe Cometa conquistou o 3º lugar, passando a fazer parte da etapa final da competição mundial NASA International Space Apps Challenge, que reuniu 31 mil participantes e 3 mil projetos.


Não há como negar o quanto é significativa a participação dos nossos estudantes e professores nesse desafio mundial que, além de proporcionar experiências e aprendizados, traz o reconhecimento para o fato de que fazer o diferente na escola é realmente possível. Nossos estudantes só precisam de apoio e oportunidade para irem além e conquistarem o mundo, quem sabe o espaço, se assim desejarem!


Gratidão à equipe do Hack at Schools e do Nasa Space Apps Challenge Salvador pela oportunidade!


Fotos: Equipe CEPC, Edson Andrade, Hack at Schools, Nasa Space Apps Challenge Salvador

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page