• CEPC

Estudantes do CEPC desenvolvem impressora 3D de baixo custo


Os alunos do 2º ano, turma C, do Colégio Estadual Pedro Calmon, estão desenvolvendo uma impressora 3D com materiais reciclados. A finalidade do projeto, orientado pelos professores Isaías Lima (Física e Iniciação Científica) e Fábio Argolo (Química e Iniciação Científica) é que o protótipo seja acessível para qualquer pessoa.


desde o início dos anos 80 até hoje, as impressões em três dimensões vêm se popularizando cada vez mais, conquistando cada vez mais nichos e utilidades. Essas máquinas são bastante versáteis podendo imprimir desde um simples chaveiro até uma engrenagem sofisticada para qualquer equipamento. Dessa forma, é possível entender o porquê do crescente interesse por essas impressoras.

Relata o professor Isaías.


O processo de impressão em 3D tem início nos anos 80, no Japão, desde então, a produção de itens em três dimensões foi se aprimorando e culminou com o desenvolvimento dessas impressoras. As máquinas atuais são bastante versáteis e podem imprimir praticamente qualquer coisa, desde um simples bloco quadrado, como um chaveiro, até peças complexas e sofisticadas como engrenagens para diversos equipamentos.


O projeto está em fase de aperfeiçoamento atualmente e, após finalizado, a máquina passará por uma bateria de testes de funcionamento e depois irá produzir as próprias peças que necessitarem ser substituídas para aprimoramento.

Na fase atual o projeto está orçado em pouco menos de R$ 400,00 e deve alcançar o valor previsto entre 500 e 600 reais. Comparado a produtos com especificações semelhantes, que são vendidos em valores próximos de R$ 1500,00, a economia chega a ser de 66% tornando o protótipo muito mais acessível economicamente!


A versão final da impressora desenvolvida pelos alunos será apresentada na 3ª edição da INCITE (Feira de Inovação Ciências e Tecnologias) no CEPC. A feira de ciências ocorrerá entre os dias 18 a 20 de setembro de 2019 e é aberta ao público externo, esse e diversos outros projetos serão apresentados pelos estudantes do CEPC.


Para mais informações sobre a feira de ciências clique aqui.



262 visualizações

CEPC 2018

SITE MANTIDO PELO CORPO DOCENTE DA ESCOLA

  • w-facebook
  • Instagram - White Circle
  • w-googleplus
  • w-youtube