• CEPC

INCITE – Feira de Inovação, Ciência e Tecnologia

No ano de 2017, a comunidade escolar do Colégio Estadual Pedro Calmon-CEPC realizou um evento intitulado INCITE, o qual proporcionou aos alunos a vivência de experiências e construção de projetos, nas mais diversas áreas do conhecimento. A participação no evento exigiu, como primeiro passo, a desconstrução de que conhecimento e ciência só existiam em determinadas áreas do saber como Matemática, Química, Física e Biologia. Os alunos compreenderam que a construção do conhecimento acontece em todas as áreas e que o percurso escolhido para essa construção é que dará ao conhecimento um valor científico.


Na busca dessa postura científica, ou em se aproximar dela, dentro de uma realidade de escola pública, e considerando a modalidade do Ensino Médio, os alunos tiveram que pensar em objetos de pesquisa que tivessem uma certa relevância para a comunidade e a construção e execução deveriam ser registradas, a fim de que todo o processo de construção de conhecimento fosse acompanhado. Depois disso, tais projetos foram expostos e os melhores foram escolhidos para participarem da Feira de Ciências da Bahia-FECIBA, em Salvador. Quatro projetos do CEPC foram selecionados:


- “Heranças Culturais Indígenas e Africanas” – representado pelas alunas Rebeca Costa Vieira e Lavínia Santos Santana e orientado pelas Professoras Jaqueline Argolo Rebouças e Eliane Pereira Peixoto da Silva;

- “Acessibilidade: um Caminho para Inclusão” – representado pelas alunas Tamilis Nascimento Farias e Ângela Ramos Coutinho e orientado pelos Professores Emanuella F. Pereira e Edicarlos da S. Santana;

- “Destilador de Água utilizando Energia Solar” – representado pelas alunas Camila Vitória de Almeida Sampaio e Gábrio Ravel Souza Reis e orientado pelos Professores Fábio Argolo e Isaías dos Santos Lima;

- “Mundo Invisível: uma análise da presença de Microrganismos em Superfícies Distintas” – representado pelas alunas Dalilla Caldas Ribeiro e Gabriela Oliveira da Silva e orientado pelos Professores Lilian Souza e Fábio Argolo.

O que mostrou que essa escola tem, dentro de suas possibilidades, ministrado um ensino pautado na qualidade e responsabilidade com a aprendizagem de seus alunos.

Muitas pessoas visitaram a INCITE, como alunos de outras escolas (rede pública e privada), pais, familiares, professores e alunos da UFRB e algumas autoridades locais. Todos que prestigiaram o evento muito elogiaram os trabalhos e a iniciativa da escola. Esse reconhecimento foi importante para os alunos do CEPC, os quais se sentiram valorizados e mais estimulados.

Neste ano, nos dias 20 e 21 de novembro, acontecerá a segunda edição do evento e a comunidade escolar do CEPC já está se preparando para que seus alunos novamente brilhem apresentando projetos interessantes que estão sendo construídos por meio diversas aprendizagens. Lembre-se de que sua presença é fundamental para abrilhantar o evento.

101 visualizações

CEPC 2018

SITE MANTIDO PELO CORPO DOCENTE DA ESCOLA

  • w-facebook
  • Instagram - White Circle
  • w-googleplus
  • w-youtube